ENERGIA SOLAR

Como funcionam os sistemas conectados à rede da concessionária (on-grid)
 

1. Painel Solar

 Os painéis solares são instalados sobre o seu telhado

ou estrutura adequada. Eles são compostos por células

de silício, que reagem com a luz do sol e produzem eletricidade.

2. Inversor Solar

Estes painéis são conectados a um equipamento chamado

inversor, responsável por converter a energia elétrica em

corrente contínua para energia corrente alternada.

 

3. Distribuição

 A energia que sai do inversor vai diretamente alimentar os

equipamentos que estiverem ligados, como computadores,

ar-condicionados, máquinas, lâmpadas ou qualquer equipamento

elétrico que esteja conectado a tomada. 

4. Geração de créditos

O excesso de eletricidade produzida vai para a rede elétrica e é registrado através do medidor de energia bi-direcional. Os quilowatts injetados na rede da concessionária serão usados à noite ou em dias muito nublados, quando pela falta de sol o sistema não estará produzindo energia. Cada quilowatt gerado tem até 5 anos para ser consumido.

 

 

(*) - O seu medidor de energia antigo será substituído por um medidor chamado "bidirecional" (mede a entrada e a saída de energia ). Desta forma ele será capaz de medir a energia que você consome da rede da concessionária e também a energia injetada pelo seu sistema fotovoltaico nesta mesma rede.

(**) -  Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).

Outros modelos de compensação energia

Geração compartilhada

Caracterizada pela união de consumidores por meio de consórcio ou cooperativa, dentro da área de uma mesma concessionária. A geração de energia de um único sistema fotovoltaico será distribuída entre os participantes em porcentagens definidas no contrato.

 

Autoconsumo remoto

Caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua um sistema fotovoltaico em um local e tenha os créditos compensados em um local diferente, dentro da área de uma mesma concessionária.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (condomínios)

Caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta. Desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.