Buscar
  • Extra Energia

5 mitos e verdades sobre energia solar

Atualizado: Ago 25



O período entre outono e inverno traz muitas dúvidas para aqueles que querem investir no sistema fotovoltaico. Isso porque temos um sol mais ameno, com alta frequência de dias nublados e até chuvosos. Com muitos questionamentos, fica mais difícil saber o que é ou não verídico. Pensando nisso, nesse texto você vai descobrir 5 mitos e verdades sobre a Energia Solar. Confira mais detalhes abaixo e tenha uma excelente leitura!



“Sistemas solares não geram energia em condições de inverno”


Mito! Os sistemas solares não utilizam o calor, mas a luz que incide nas placas instaladas em seu comércio ou residência. Dessa forma, por mais que o inverno tenha dias mais curtos, com a luminosidade menos intensa, temperatura mais baixa e, muitas vezes, encobertos ou chuvosos, ainda assim o sistema vai gerar Energia Solar. Contudo, vale ressaltar que existe sim uma baixa na produção pelos fatores que mencionamos anteriormente, mas a energia ainda é gerada.


Por isso, é ideal que o sistema fotovoltaico seja instalado durante o outono para que você tenha uma reserva ao longo do inverno!



“O frio contribui com a geração de Energia Solar?”


Verdade! Pense em computadores: nos dias mais frios, as máquinas aquecem menos, sendo positivo para o rendimento. O mesmo acontece com os painéis fotovoltaicos, que também são equipamentos eletrônicos, performando melhor em temperaturas mais amenas.



“O sistema pode quebrar com o granizo”


Mito! Todo o sistema foi pensado para ser instalado no lado de fora da sua casa, empresa ou construção rural. Sendo assim, foram considerados no seu desenvolvimento os impactos naturais e as mais diversas situações climáticas que todas as estações proporcionam, especialmente o outono e o inverno. Então, “pode cair o mundo” que o seu painel estará a salvo!



“Mas e se nevar?”


Também não vai acontecer nada! A inclinação da instalação dos painéis solares e a película antiaderente evitam que a neve acumule sobre as placas. Ou seja, nenhum bloqueio sobre a incidência dos raios vai acontecer, menos ainda um problema físico relacionado ao impacto natural da neve.



“Então, se os painéis fotovoltaicos suportam e estão preparados para qualquer estação do ano, estou fazendo um investimento a longo prazo?”


Sim! A Energia Solar funciona o ano todo, reduzindo drasticamente a sua conta de luz, além de outros ganhos financeiros que você pode conferir aqui. Estudos indicam que a média de tempo do Retorno sobre o Investimento (ROI) é de quatro a 10 anos.


Vale ressaltar que os painéis do sistema fotovoltaico podem funcionar até 25 anos. Imagine que são três décadas economizando na conta de luz, contribuindo com o meio ambiente e tendo um ganho patrimonial elevadíssimo sobre a sua casa ou comércio.


Ao longo desse material mostramos que mesmo nos climas mais adversos e extremos do outono e do inverno, o sistema fotovoltaico faz o seu trabalho. Se você busca uma solução inovadora, sustentável e que funcionará “faça chuva ou sol”, busque marcas como a Extra Energia para elevar de vez a geração de energia do seu local.


_________________________________________________________________________


Conheça cada um de nossos modelos e faça o seu orçamento com a nossa equipe especializada em Energia Solar. O nosso WhatsApp está aqui ou para outras formas de contato você acessa aqui.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo