Buscar
  • Extra Energia

A importância de uma energia renovável

Atualizado: Ago 25




Sustentabilidade é um termo bastante comentado nos últimos anos e que cada vez mais é motivo de reflexão entre a sociedade. Dentre seus muitos significados, ele nos alerta sobre hábitos e práticas que não são mais sustentáveis e renováveis, isso porque a maioria dos recursos naturais são limitados e caminham para um fim extremamente precoce.


Para se ter uma noção, segundo a instituição internacional de pesquisa Global Footprint Network - responsável por calcular a data em que esgotamos os recursos naturais que deveriam ser utilizados durante todo o ano, sem criar uma escassez ou prejuízos - nós batemos o recorde negativo em 2018: os recursos se esgotaram no dia 1º de agosto.


Nesse cenário, é de extrema importância buscar por alternativas que sejam sustentáveis, renováveis, replicáveis, abundantes e ecológicas. Esse é o caso da Energia Solar Fotovoltaica. Confira mais sobre a necessidade dela em nossas vidas neste texto!



O futuro da energia é renovável


Como mencionamos, a Energia Solar Fotovoltaica possui muitos benefícios que fazem bem não somente ao seu bolso, mas também para o meio ambiente e às futuras gerações.

Isso porque ela é uma energia limpa e renovável com durabilidade de mais de 25 anos. Seu processo também é livre de poluição sonora e evita a emissão de gases poluentes, ao contrário da energia gerada por termoelétricas que lançam gás carbônico na atmosfera durante a queima de combustível fóssil – ação cientificamente apontada como um dos causadores do aquecimento global. Sem falar que ela é uma excelente opção nacional dado a taxa altíssima de incidência solar no Brasil – inesgotável e renovável em todas as estações do ano.


Para se ter uma ideia do quanto o assunto é mundialmente considerado importante, até 2030 os países filiados à Organização das Nações Unidas (ONU) estão comprometidos com metas lançadas em 2012 – o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Em relação ao Brasil, de acordo com o relatório da BP Energy Outlook, 48% de toda a energia consumida no país deve ter origem limpa e renovável até 2040.



Mas o que é energia renovável e limpa?


Os dois termos estão totalmente conectados porque toda a energia que é renovável é limpa. Sendo assim, é aquela que não gera poluentes, com o mínimo de malefícios ao meio ambiente, como a Energia Fotovoltaica que é produzida a partir do calor e da luz solar: quanto maior a radiação do sol nas placas, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.


Por exemplo, um sistema fotovoltaico padrão de 6kWp evita o equivalente a 10 campos de futebol inteiros de emissão de CO₂ durante toda a sua vida útil. Este mesmo sistema economiza água de cerca de 6 piscinas olímpicas em comparação com uma hidrelétrica, além de economiza cerca de 79 toneladas de carvão queimado e cerca de 500.000km rodados com gasolina.


Dessa forma, fica fácil entender o porquê a Energia Fotovoltaica está fortemente atrelada ao termo sustentabilidade. Afinal, sua matéria-prima vem da natureza e pode ser usada de forma abundante e respeitosa, diferente de outras fontes naturais limitadas como o caso do carvão e do petróleo. Além disso, torna-se uma escolha necessária quando se quer economia na conta de luz.


Assim, quando se tratar da geração de energia nas casas, agronegócios e comércios das áreas rurais e urbanas, a Energia Solar Fotovoltaica é uma alternativa que beneficia a todos em qualidade de vida, avanço econômico, geração de renda e preservação dos recursos naturais. Um compromisso que a Extra Energia tem orgulho de fazer parte!


Dê o primeiro passo em direção a uma energia renovável e econômica, clique aqui e solicite um orçamento.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo