Buscar
  • Extra Energia

Os ganhos financeiros da energia solar como investimento

Atualizado: Ago 25



A energia solar fotovoltaica é bastante conhecida por ser uma escolha econômica, chegando a gerar uma economia de 95% na conta de luz, mas seus benefícios financeiros não param por aí! Veja neste texto todos os ganhos de se investir em energia solar:



Retornos do investimento


Para muitos, um carro 0km é um grande investimento, mas você sabia que o Retorno sobre o Investimento, ou simplesmente ROI, em Energia Solar vale mais do que comprar um veículo novo?


Dentre os muitos motivos, isso acontece porque: ao tirar um carro da concessionária ele automaticamente perde valor e começa a gerar despesas de manutenção. Enquanto isso, os painéis solares rendem constantemente assim que são instalados, tendo uma durabilidade de 25 anos e se pagando em uma média de quatro anos e meio (tantos os custos do equipamento quanto da instalação).


Já para aqueles que gostam de investir dinheiro e buscam um investimento seguro e lucrativo, recentemente foi constatado que o retorno anual da energia solar gira em torno de 14% e 36% - o que é superior aos investimentos financeiros mais tradicionais, como a poupança (média 2,11% em 2020) e o CDI (média de 2,75% em 2020).



Incentivo do governo


Como uma área que cresce cada vez mais no Brasil, gerando empregos e modernizando a energia nacional, os brasileiros também podem aproveitar diferentes benefícios, como as amplas ofertas de financiamento e os incentivos governamentais.


Por exemplo, todos os Estados, menos Amazonas, Santa Catarina e Paraná, oferecem isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos equipamentos dos donos de um sistema de Energia Solar. Em contrapartida, quando se tem um carro, você não fica isento de desembolsar os valores determinados anualmente no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).



Ganho patrimonial


Esse vale um tópico especial, afinal, o investimento sobre o sistema fotovoltaico torna o seu patrimônio muito mais valorizado.


Um estudo apresentado no Jornal New York Times, criado pelo Lawrence Berkeley Lab, pesquisou 23 mil imóveis em 8 estados americanos, comprovando que todos os clientes que adquiriram um sistema viram os seus imóveis sofrerem uma valorização de pelo menos US$ 15 mil em seu valor de mercado em comparação com os que não tinham Energia Solar. Isso significa uma valorização de até 30% no mercado.



Economia na conta de energia


Como comentamos no início do texto, um dos principais retornos da energia solar se percebe na conta de luz, que chega sem altos valores, taxas, bandeiras e custos surpresa.


Esse é um resultado do sistema de compensação: a energia gerada pelos painéis solares e injetada em determinado posto tarifário durante o dia é usada para compensar a energia que foi consumida. Caso tenha algum excedente, os créditos podem ser usados como reserva. Dessa forma, você continua a pagar na conta de energia somente a tarifa básica mais os impostos.


Colocando todos os valores e números na ponta do lápis, fica claro que a energia solar é um investimento perfeito para quem busca economia fixa e segura, retorno garantido, valorização de bens e menos estresse.


Dê o primeiro passo em direção a uma energia renovável e econômica, consulte nosso site para mais informações e contate-nos para dar início ao seu orçamento seguro e de qualidade clicando aqui.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo