Buscar
  • Extra Energia

Vantagens da energia solar fotovoltaica no verão

Atualizado: Ago 25




Com a chegada do verão, é comum que a conta de energia aumente como reflexo do aumento de consumo gerado pelo uso de eletrodomésticos, como o ar condicionado e os ventiladores. Nesse cenário, a Energia Fotovoltaica vem para fazer toda a diferença – saiba como neste texto!



O sol como seu aliado


A Energia Solar Fotovoltaica é uma tecnologia que utiliza a luz do sol como fonte de energia para gerar eletricidade, ou seja, ela é uma ótima opção ao longo de todo o ano, isso porque o que influencia sua geração é a radiação solar, o que temos nos 12 meses do ano, principalmente no verão. Aliás, o Brasil é considerado um dos locais com maior incidência de radiação e, portanto, favorece muito essa fonte de energia.


Embora, no início, tenham custos de instalações, os benefícios são a médio e longo prazo. Tanto que ela é conhecida por ser:

  • Gratuita

  • Limpa

  • Inesgotável

  • Sustentável

  • Renovável

Como se não bastasse, existem ainda mais vantagens ao usar a Energia Solar, especialmente no verão.



A incidência do sol


Como falamos anteriormente, temos um maior consumo de energia na estação mais quente do ano. Mesmo assim, a maior incidência do sol acaba sendo positiva no caso da energia solar, pois ajuda a produzir mais energia em comparação com a quantidade consumida. Assim, a energia solar consegue suprir a necessidade, garantindo a baixa na conta de energia durante os meses em que ela mais tende a variar. Isso tudo é resultado das placas solares que convertem a radiação solar em energia elétrica, dessa forma, quanto mais tempo expostas ao sol maior é a produção de energia.


Em contrapartida, como os sistemas fotovoltaicos não dependem do calor, eles podem ser benéficos também no inverno – até naquelas regiões mais rigorosas, como no Sul do Brasil. Nesse caso, ele tende a produzir um nível maior de energia entre os meses de dezembro e março e gera reserva de energia durante o outono e a primavera.



Adeus ao valor alto na conta de luz


É isso mesmo! Ao investir nessa tecnologia é possível aproveitar o verão sem medo da conta de luz. Para isso, a energia injetada em determinado posto tarifário durante o dia é usada como compensação da que foi consumida. Nesse cálculo, caso tenha algum excedente, os créditos podem ser usados como reserva para compensar o consumo futuro ou em alguma outra conta de energia.



Em conclusão: economia!


Todas essas movimentações definem uma ação de suma importância: a economia. Infelizmente, os constantes aumentos nas tarifas de energia dificultam muito a mensuração desse gasto fixo no orçamento residencial, comercial, industrial ou no agronegócio. Ao investir na Energia Solar, controlar a geração e o consumo fica muito mais fácil. No fim, você pagará apenas a tarifa básica para a concessionária mais impostos.


Outra grande vantagem é o desconto sobre impostos. Com exceção de Amazonas, Santa Catarina e Paraná, todos os outros Estados oferecem isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os equipamentos dos consumidores que são donos de um sistema.


Como você pode ver, existem muitas vantagens da Energia Solar Fotovoltaica. Agora coloque no papel os valores do investimento e considere essa inovação em seus próximos orçamentos. Sua residência, comércio, agronegócio ou indústria só tende a ganhar!


Consulte nosso site para mais informações e contate-nos para dar início ao seu orçamento seguro e de qualidade: (51) 998841463.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo